O que são e como aplicar os Temas Contemporâneos Transversais?

Como trabalhá-los e inseri-los de forma contextualizada e alinhada aos demais conteúdos.

Imagem de capa do card

Uma das discussões em constante fomentação na educação do país é sobre o uso dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). Apesar de não serem uma proposta pedagógica nova, tendo sido recomendados inicialmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em 1996, na reestruturação do sistema de ensino, sua aplicação ainda gera muitas dúvidas.

O transversal pode ser definido como aquilo que atravessa. Portanto, TCTs, no contexto educacional, são aqueles assuntos que não pertencem a uma área do conhecimento em particular, mas que atravessam todas elas, pois delas fazem parte e a trazem para a realidade do estudante. Na escola, são os temas que atendem às demandas da sociedade contemporânea, ou seja, aqueles que são intensamente vividos pelas comunidades, pelas famílias, pelos estudantes e pelos educadores no dia a dia, que influenciam e são influenciados pelo processo educacional.

Outras resoluções do CNE estabeleceram diretrizes específicas para alguns temas contemporâneos que afetam a vida humana, dentre elas:

  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana - Resolução CNE/CP Nº 1/2004;
  • Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos - Resolução CNE/CP Nº 1/2012; e
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental - Resolução CNE/CP Nº 2/2012.

 

Temas Contemporâneos Transversais na BNCC

Desmembrando os Temas Contemporâneos Transversais pelas definições do título, o que cada palavra quer dizer?

contemporâneo é atribuído ao permitir que o estudante entenda melhor questões como utilizar seu dinheiro de forma mais otimizada, cuidar da saúde, usar as novas tecnologias digitais e cuidar do planeta em que vive. Além de entender e respeitar aqueles que diferem e saber quais são seus direitos e deveres.

Já o transversal é definido como aquilo que atravessa. Segundo a BNCC, no contexto educacional, é aquele assunto que não pertence a uma área do conhecimento em particular, mas atravessa todas elas. 

“Na escola, são os temas que atendem às demandas da sociedade contemporânea, ou seja, aqueles que são intensamente vividos pelas comunidades, pelas famílias, pelos estudantes e pelos educadores no dia a dia, que influenciam e são influenciados pelo processo educacional” (BNCC, 2019).

É bom ressaltar que a transversalidade difere da interdisciplinaridade. Entretanto, ambas são complementares, uma vez que consideram o caráter dinâmico e inacabado da realidade. 

O Parecer Nº 7, do Conselho Nacional de Educação (CNE), aponta que a transversalidade acaba por se referir à dimensão didático-pedagógica e a interdisciplinaridade à abordagem de como se dá a produção do conhecimento, “como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas, eixos temáticos são integrados às disciplinas, às áreas ditas convencionais para estarem presentes nelas todas” (CNE/CEB, 2010).

Quais são os temas contemporâneos transversais?

Com a incorporação dos TCTs pela BNCC, estes passaram por uma ampliação dos temas. Nas diretrizes fundadas na década de 90, além de não incluírem o contemporâneo, abordavam apenas seis temáticas. A Base agora aponta seis macroáreas, que, no que lhe concerne, englobam 18.

Temas contemporâneos transversais:

  • Meio ambiente – Educação Ambiental e Educação para o Consumo;
  • Economia – Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal;
  • Saúde – Saúde e Educação Alimentar e Nutricional;
  • Cidadania e civismo – Vida familiar e social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente e Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso;
  • Multiculturalismo  Diversidade Cultural e Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras;
  • Ciência e Tecnologia – Ciência e Tecnologia.

Considerando a multipluralidade dos TCTs, as propostas de trabalho podem abordar um ou mais componentes de forma intradisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar, desde que sempre transversalmente às áreas de conhecimento.

Sugestões para guiar a abordagem dos TCTs

O trabalho com os temas contemporâneos transversais pode começar com uma parceria com as famílias, considerando que diversos conceitos deles começam em casa. Ao abordar o contemporâneo, suas aplicações surgem em uma infinidade de possibilidades. 

Para o ensino de História e Geografia, por exemplo, o trabalho com o tema “Diversidade Cultural” pode começar com a proposição de um levantamento. Neste, os discentes seriam instigados a observar as diversidades culturais e étnicas que existem na própria turma. A ideia é fotografar, anotar, ou seja, registrar as percepções gerais de forma criativa. Em continuidade, o estudante pode escolher um(a) colega para entrevistar e identificar sua origem e perfil. Atentando-se a questões como onde ele(a) nasceu, sua descendência, valores e assim por diante. Ao fim, as informações obtidas são consolidadas com pesquisas em materiais didáticos e compartilhados com todos.

Só neste processo, o educador pode instruir os jovens a perceber a diversidade étnica e cultural do país e no núcleo em que estão inseridos. Pode, igualmente, mostrar a todos a importância dessa diversidade para uma sociedade e a importância do respeito a ela. 

Tags: Ensino Médio, transversais

Imagem de capa do card
[EBOOK GRÁTIS] Projeto de Vida no Ensino Médio

O principal objetivo do projeto de vida é fomentar o protagonismo e a autonomia do ...

Tags: projeto de vida, ensino médio

Leia Mais

Imagem de capa do card
Educação Financeira no Ensino Médio

A Educação Financeira vai muito além de “falar de dinheiro”.

...

Tags: Ensino Médio, Itinerários Formativos

Leia Mais

Imagem de capa do card
Como escolher os itinerários formativos?

A NT Editora já dispõe de mais de 230 unidades curriculares, todas classificadas ...

Tags: Itinerários Formativos, ebook

Leia Mais

DF | Brasília
SCS, Quadra 2, Bloco C
Ed. Cedro II, 4º andar
CEP 70302-914
(61) 3421-9200
MG | Unaí
Rua Prefeito João Costa, 209
Centro Empresarial Di Lourdes
CEP 38610-009
(61) 3421-9200
SP | Itaim Bibi
Rua Joaquim Floriano, 466
Ed. Offices, 7º andar
CEP 04534-002
(11) 2361-7149
©2004 – 2025 Grupo NT, todos os direitos reservados