Educação Financeira no Ensino Médio

A Educação Financeira vai muito além de “falar de dinheiro”.

Imagem de capa do card

A Educação Financeira já é uma realidade em muitas escolas, principalmente no Ensino Fundamental. Mas para o Ensino Médio, é uma antiga demanda de especialistas e professores de várias áreas de conhecimento. A promulgação da BNCC para o Ensino Médio em 2018 trouxe uma série de temas que devem ser trabalhados de forma transversal e entre eles está a Educação Financeira. Assim, a Educação Financeira deve ser trabalhada por todos os componentes curriculares e por todas as áreas de conhecimento, e adotada por todas as instituições e redes de ensino do país.

 

O que é educação financeira?

A Educação Financeira vai muito além de “falar de dinheiro”, trata-se dos conhecimentos acerca de investimentos e aplicações financeiras, dos principais conceitos econômicos (inflação, juros, tributos, etc.) e como eles afetam o dia a dia das pessoas e, principalmente, a gestão dos recursos. Vai muito além de habilitar os alunos a entenderem a importância de economizar, poupar e planejar o futuro.

Qual o objetivo da educação financeira nas escolas?

Acima de tudo, trata-se de reflexão, mudança de hábitos econômicos e planejamento do futuro. A Educação Financeira na BNCC enquanto tema transversal visa habilitar os alunos a aprender a agir hoje com vistas a um futuro com segurança material, com possibilidade de desfrutar os prazeres da vida e estar preparado para os imprevistos e para as oportunidades.

Como trabalhar a educação financeira no ensino médio?

Além de ser um conteúdo transversal, que pode estar presente desde o ensino infantil, o empreendedorismo faz parte dos novos itinerários formativos e é uma opção de conteúdo estratégico para o Novo Ensino Médio.

Adiante disso, o tema pode ser abordado por meio de:

  • Jogos temáticos;
  • Cofrinhos;
  • Exemplos de situações no dia a dia;
  • Caro vs barato;
  • Atividades que estimulem mentes empreendedores.

Por ser um tema transversal, a Educação Financeira deve estar presente em todos os planejamentos dos Componentes Curriculares e de todas as áreas de conhecimento e não se limitando à Matemática. Uma das sugestões mais simples para isso é criar projetos transversais que usem conhecimentos e ferramentas cognitivas dos diversos Componentes Curriculares. Ou projetos por áreas de conhecimento. Independentemente da opção das escolas, o importante é que as competências e habilidades da BNCC vinculadas à Educação Financeira estejam presentes nesse trabalho pedagógico de ensino-aprendizagem ao longo do Ensino Médio.

Tags: Ensino Médio, Itinerários Formativos

Imagem de capa do card
[EBOOK GRÁTIS] Projeto de Vida no Ensino Médio

O principal objetivo do projeto de vida é fomentar o protagonismo e a autonomia do ...

Tags: projeto de vida, ensino médio

Leia Mais

Imagem de capa do card
O que são e como aplicar os Temas Contemporâneos Transversais?

Como trabalhá-los e inseri-los de forma contextualizada e alinhada aos demais...

Tags: Ensino Médio, transversais

Leia Mais

Imagem de capa do card
Como escolher os itinerários formativos?

A NT Editora já dispõe de mais de 230 unidades curriculares, todas classificadas ...

Tags: Itinerários Formativos, ebook

Leia Mais

DF | Brasília
SCS, Quadra 2, Bloco C
Ed. Cedro II, 4º andar
CEP 70302-914
(61) 3421-9200
MG | Unaí
Rua Prefeito João Costa, 209
Centro Empresarial Di Lourdes
CEP 38610-009
(61) 3421-9200
SP | Itaim Bibi
Rua Joaquim Floriano, 466
Ed. Offices, 7º andar
CEP 04534-002
(11) 2361-7149
©2004 – 2025 Grupo NT, todos os direitos reservados