Educação Financeira no Ensino Médio
A Educação Financeira vai muito além de “falar de dinheiro”.

A Educação Financeira já é uma realidade em muitas escolas, principalmente no Ensino Fundamental. Mas para o Ensino Médio, é uma antiga demanda de especialistas e professores de várias áreas de conhecimento. A promulgação da BNCC para o Ensino Médio em 2018 trouxe uma série de temas que devem ser trabalhados de forma transversal e entre eles está a Educação Financeira. Assim, a Educação Financeira deve ser trabalhada por todos os componentes curriculares e por todas as áreas de conhecimento, e adotada por todas as instituições e redes de ensino do país.
O que é educação financeira?
A Educação Financeira vai muito além de “falar de dinheiro”, trata-se dos conhecimentos acerca de investimentos e aplicações financeiras, dos principais conceitos econômicos (inflação, juros, tributos, etc.) e como eles afetam o dia a dia das pessoas e, principalmente, a gestão dos recursos. Vai muito além de habilitar os alunos a entenderem a importância de economizar, poupar e planejar o futuro.
Qual o objetivo da educação financeira nas escolas?
Acima de tudo, trata-se de reflexão, mudança de hábitos econômicos e planejamento do futuro. A Educação Financeira na BNCC enquanto tema transversal visa habilitar os alunos a aprender a agir hoje com vistas a um futuro com segurança material, com possibilidade de desfrutar os prazeres da vida e estar preparado para os imprevistos e para as oportunidades.
Como trabalhar a educação financeira no ensino médio?
Além de ser um conteúdo transversal, que pode estar presente desde o ensino infantil, o empreendedorismo faz parte dos novos itinerários formativos e é uma opção de conteúdo estratégico para o Novo Ensino Médio.
Adiante disso, o tema pode ser abordado por meio de:
- Jogos temáticos;
- Cofrinhos;
- Exemplos de situações no dia a dia;
- Caro vs barato;
- Atividades que estimulem mentes empreendedores.
Por ser um tema transversal, a Educação Financeira deve estar presente em todos os planejamentos dos Componentes Curriculares e de todas as áreas de conhecimento e não se limitando à Matemática. Uma das sugestões mais simples para isso é criar projetos transversais que usem conhecimentos e ferramentas cognitivas dos diversos Componentes Curriculares. Ou projetos por áreas de conhecimento. Independentemente da opção das escolas, o importante é que as competências e habilidades da BNCC vinculadas à Educação Financeira estejam presentes nesse trabalho pedagógico de ensino-aprendizagem ao longo do Ensino Médio.
Tags: Ensino Médio, Itinerários Formativos


[EBOOK GRÁTIS] Projeto de Vida no Ensino Médio
O principal objetivo do projeto de vida é fomentar o protagonismo e a autonomia do ...
Tags: projeto de vida, ensino médio
Leia Mais
O que são e como aplicar os Temas Contemporâneos Transversais?
Como trabalhá-los e inseri-los de forma contextualizada e alinhada aos demais...
Tags: Ensino Médio, transversais
Leia Mais
Como escolher os itinerários formativos?
A NT Editora já dispõe de mais de 230 unidades curriculares, todas classificadas ...
Tags: Itinerários Formativos, ebook
Leia Mais