7 pontos para trabalhar projetos de vida na escola

Com planejamento e autoconhecimento é possível dar os primeiros passos para o seu Projeto de Vida.

Imagem de capa do card

Para quem está no Ensino Médio, a escolha do caminho a seguir nos próximos anos não é um processo fácil. Além das dúvidas, é um período de transição em que os jovens passam por mudanças físicas, cognitivas, afetivas e de entendimento sobre o seu papel social. Adiante disso, fatores como a escolha de uma profissão, a influência dos amigos e as expectativas da família contribuem para essa insegurança.

 

Segundo a Base Nacional Comum Curricular:

"(…) o projeto de vida é o que os estudantes almejam, projetam e redefinem para si ao longo de sua trajetória, uma construção que acompanha o desenvolvimento da(s) identidade(s), em contextos atravessados por uma cultura e por demandas sociais que se articulam, ora para promover, ora para constranger seus desejos (BNCC, 2018, p. 472-473)."

Vamos apresentar 7 pontos que devem ser observados:

1. Mapear projetos de vida

Diagnósticos realizados junto aos jovens são um ponto de partida para a identificação de temáticas que precisam ser trabalhadas prioritariamente e de aspectos que necessitam ser acompanhados mais de perto.

2. Protagonismo

Percursos pedagógicos que tenham espaço para a voz e a escolha dos estudantes, ou seja, atividades e projetos em que os jovens tomem decisões que impactem o próprio percurso e os resultados das proposições.

3. Metodologia ativas

Abordagens já consolidadas, como aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos e gamificação, podem inspirar ou mesmo delinear a construção das atividades e dos projetos.

4. Dilemas éticos

Aprendemos a fazer melhores escolhas diante de dúvidas, situações complexas e experiências desafiadoras de outras pessoas. A partir do exemplo de histórias que estão fora do nosso contexto, é possível aprender a lidar com dilemas na nossa própria vida.

5. Histórias de vida

O contato com histórias de vida de outras pessoas é mote para que os jovens reflitam sobre suas próprias experiências, perspectivas e inquietudes.

6. Avaliação

Promover momentos avaliativos, apoiando os estudantes na avaliação de si mesmos, de seus grupos de trabalho e da atividade, assim como oferecendo devolutivas que foquem o desenvolvimento integral.

7. Autoavaliação

Promover momentos avaliativos, apoiando os estudantes na avaliação de si mesmos, de seus grupos de trabalho e da atividade, assim como oferecendo devolutivas que foquem o desenvolvimento integral.

 

Fonte: https://nossoensinomedio.org.br/

Tags: ensino médio

Imagem de capa do card
[EBOOK GRÁTIS] Projeto de Vida no Ensino Médio

O principal objetivo do projeto de vida é fomentar o protagonismo e a autonomia do ...

Tags: projeto de vida, ensino médio

Leia Mais

Imagem de capa do card
O que são e como aplicar os Temas Contemporâneos Transversais?

Como trabalhá-los e inseri-los de forma contextualizada e alinhada aos demais...

Tags: Ensino Médio, transversais

Leia Mais

Imagem de capa do card
Educação Financeira no Ensino Médio

A Educação Financeira vai muito além de “falar de dinheiro”.

...

Tags: Ensino Médio, Itinerários Formativos

Leia Mais

DF | Brasília
SCS, Quadra 2, Bloco C
Ed. Cedro II, 4º andar
CEP 70302-914
(61) 3421-9200
MG | Unaí
Rua Prefeito João Costa, 209
Centro Empresarial Di Lourdes
CEP 38610-009
(61) 3421-9200
SP | Itaim Bibi
Rua Joaquim Floriano, 466
Ed. Offices, 7º andar
CEP 04534-002
(11) 2361-7149
©2004 – 2025 Grupo NT, todos os direitos reservados