7 pontos para trabalhar projetos de vida na escola
Com planejamento e autoconhecimento é possível dar os primeiros passos para o seu Projeto de Vida.

Para quem está no Ensino Médio, a escolha do caminho a seguir nos próximos anos não é um processo fácil. Além das dúvidas, é um período de transição em que os jovens passam por mudanças físicas, cognitivas, afetivas e de entendimento sobre o seu papel social. Adiante disso, fatores como a escolha de uma profissão, a influência dos amigos e as expectativas da família contribuem para essa insegurança.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular:
"(…) o projeto de vida é o que os estudantes almejam, projetam e redefinem para si ao longo de sua trajetória, uma construção que acompanha o desenvolvimento da(s) identidade(s), em contextos atravessados por uma cultura e por demandas sociais que se articulam, ora para promover, ora para constranger seus desejos (BNCC, 2018, p. 472-473)."
Vamos apresentar 7 pontos que devem ser observados:
1. Mapear projetos de vida
Diagnósticos realizados junto aos jovens são um ponto de partida para a identificação de temáticas que precisam ser trabalhadas prioritariamente e de aspectos que necessitam ser acompanhados mais de perto.
2. Protagonismo
Percursos pedagógicos que tenham espaço para a voz e a escolha dos estudantes, ou seja, atividades e projetos em que os jovens tomem decisões que impactem o próprio percurso e os resultados das proposições.
3. Metodologia ativas
Abordagens já consolidadas, como aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos e gamificação, podem inspirar ou mesmo delinear a construção das atividades e dos projetos.
4. Dilemas éticos
Aprendemos a fazer melhores escolhas diante de dúvidas, situações complexas e experiências desafiadoras de outras pessoas. A partir do exemplo de histórias que estão fora do nosso contexto, é possível aprender a lidar com dilemas na nossa própria vida.
5. Histórias de vida
O contato com histórias de vida de outras pessoas é mote para que os jovens reflitam sobre suas próprias experiências, perspectivas e inquietudes.
6. Avaliação
Promover momentos avaliativos, apoiando os estudantes na avaliação de si mesmos, de seus grupos de trabalho e da atividade, assim como oferecendo devolutivas que foquem o desenvolvimento integral.
7. Autoavaliação
Promover momentos avaliativos, apoiando os estudantes na avaliação de si mesmos, de seus grupos de trabalho e da atividade, assim como oferecendo devolutivas que foquem o desenvolvimento integral.
Fonte: https://nossoensinomedio.org.br/
Tags: ensino médio


[EBOOK GRÁTIS] Projeto de Vida no Ensino Médio
O principal objetivo do projeto de vida é fomentar o protagonismo e a autonomia do ...
Tags: projeto de vida, ensino médio
Leia Mais
O que são e como aplicar os Temas Contemporâneos Transversais?
Como trabalhá-los e inseri-los de forma contextualizada e alinhada aos demais...
Tags: Ensino Médio, transversais
Leia Mais
Educação Financeira no Ensino Médio
A Educação Financeira vai muito além de “falar de dinheiro”.
...Tags: Ensino Médio, Itinerários Formativos
Leia Mais